quinta-feira, 26 de março de 2009

Satélites de Comunicação

Gustavo Costa




É provavel que a Coreia do Norte teste, dentro de três ou quatro dias, seu próprio ICBM (Intercontinental Balistic Missiles). Portanto, postei ae para a interatividade da galera uma imagem de satélite que mostra a base de lançamento de Musudan Ri, na Coreia do Norte, onde é o provavel local que o país tenha posicionado para lançamento do Taepodong-2, que pode atingir a America do Norte.
A Coreia do Norte paralisou seu velho reator nuclear e começou a desmantelar a usina atômica de Yongbyon, conforme prevê um acordo multilateral de 2005, que oferece vantagens econômicas e diplomáticas como contrapartida. Apesar do acordo, os norte-coreanos testaram uma arma nuclear em 2006.
O país justifica seus planos com um lancamento de satélite de comunicação. No entanto, os EUA e seus aliados asiáticos dizem que se trata de um teste disfarçado de um míssil de longo alcance, o que viola sanções da ONU por causa de testes anteriores.
O Japão, por meio de sua Força de Auto Defesa, esta preparado para a pior das hipóteses. A lei japonesa autoriza o abate de objetos perigosos que estejam caindo na direção do país, exceto aviões. Porém, é necessária a aprovação do parlamento porque a Constituição pacifista do Japão limita rigidamente as atividades militares.
Se houver aprovação do gabinete japonês, provavelmente até o final de março, Tóquio deve mobilizar interceptadores terra-ar do tipo Patriot Advanced Capability-3, e também o uso de dois destróieres equipados com o sistema de radares Aegis e com os interceptadores Standard Missile-3.
Dentro de poucos dias, veremos o resultado.

Nenhum comentário: